segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Já tentou observar o céu ? aqui vai algumas dicas para os iniciantes.

Já olhou para o céu e se sentiu perdido no meio de tantos astros? Muitas pessoas se encantam com a beleza do céu mas, muitas vezes não procuram se aprofundar no estudo dos corpos celestes, (astronomia) por não saberem por onde começar. 

Pensando nisto, o blog repuxando criou esta matéria especial para ensinar as pessoas como identificar uma constelação e mostrar um pouco sobre suas propriedades.







Uma das constelações mais fáceis de se identificar é a constelação de "Órion",
que significa "caçador", e para identifica-la facilmente você só precisará
tomar algumas medidas:
1ª - Escolha uma lugar bastante escuro para observar, assim as luzes das estrelas ficaram mais visíveis.
2ª - É de total importância que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens. As nuvens costumam aparecer em dias chuvosos. Como é possível perceber, elas dificultam a visão das estrelas por isto, é fundamental que o céu esteja limpo.
3ª - Tenha paciência durante todos os momentos em que estiver fazendo suas primeiras observações, pois pode parecer que você não está fazendo as coisas certas no começo porém, isto é normal, mantenha a persistência.



Agora você irá começar realmente a observação. Procure nos arredores do céu três estrelas próximas e que estejam alinhadas, ou seja, imagine que estas estrelas são apenas pontos, e que estes pontos se ligados uns aos outros por uma reta, formam uma linha. Estas três estrelas, são as famosas "Três Marias”. São realmente fáceis de serem encontradas por conta das características que foram citadas. As “Três Marias”, formam imaginariamente, o cinturão de Órion o caçador. Depois de ter as encontrado, você verá que de um lado, existem duas estrelas, que ficam uma perto da outra (só que um pouco mais afastado se comparado com as Três Marias). Já do outro lado (lado oposto), existem três estrelas, duas delas estão uma do lado da outras, e a terceira um pouco mais afastada e menos brilhante, mas ainda sim, notável. Ligando todos estes pontos (não considerando as Três Marias), você percebe que se forma uma figura geométrica. Depois é possível perceber que as Três Marias encontram-se dentro da figura.


Então, está é a constelação de Órion, muito parecida, com a figura aqui do lado!
Você também pode perceber que a ligação de todos os pontos, formam o desenho de um caçador com uma ferramenta de caça em uma mão e sua caça na outra. Assim que conseguir identifica-la, irá perceber a beleza que a astronomia nos trás e dai por diante, provavelmente, terá mais motivação para buscar mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário